Vamos deixar bem claro que o rádio não acerta a ESTACIONÃRIA da sua antena, essa função somente é para verificar seu sistema irradiante que é: a antena, o cabo e a posição onde você instalou a antena que pode influenciar diretamente na estacionária. Lembre-se que um cabo de boa qualidade e um conector bem soldado nunca esquecer de soldar a malha é fundamental para uma estacionária baixa e uma estação tubarônica. Siga os passos e boa sorte.

A R.O.E Ou Relação de ondas estacionárias Conhecida dos px como ESTACIONÁRIA.

Falando de modo simples para  que as pessoas menos entendidas em eletrônica possam compreender melhor e cuidar do seu equipamento, vamos explicar o que é ESTACIONÁRIA.
Ondas estacionárias é a onda que como o nome mesmo diz: fica presa no sistema irradiante, no Cabo e na antena. Quando você transmite com seu rádio se alguma coisa estiver fora de medidas ou instaladas de forma erradas, essas ondas ficam estacionadas e não saem da antena para o espaço, e retornam para dentro do rádio. Esse é o motivo que faz o radio aquecer, um exemplo se seu rádio transmite com uma potencia de 25w poderá estar mandando para o espaço uma potencia muito abaixo disso, pois quase toda potencia ficará presa no cabo e na antena, retornando ao rádio, e podendo queimar os transistores e outros componentes do tanque final do mesmo. É isso que se diz casando o sistema irradiante com o rádio, o rádio trabalha na saída com uma impedância de 50 ohms o cabo coaxial para px no nosso caso, é de 50 ohms, você pode ler no próprio cabo que isso esta escrito de em todo A antena também esta montada e cortada e posta as partes como bobina capacitâncias para formar 50  ohms, isso seria um casamento perfeito o radio o cabo e a antena todos com a mesma impedância. Então seria uma estacionaria 1:1 um por um você transmite 25w e sai no espaço 25w. isso seria o ideal mas não acontece assim pois existem perdas no sistema como cabo qualidade de alumínio ou outros que foi confeccionado a antena. Por tanto quanto menor for a onda estacionaria melhor será a recepção e transmissão do seu rádio e ele vai agradecer pelas boas condições de trabalho. Px2y7031


             
       
Voyager VR 9000              

Neste rádio é muito fácil medir a Estacionária, pela figura acima você vê que os dois botões inferiores da direita assinalado com um x, um é o CAL/SWR o outro S/RF-OFF não vamos nos deter nesses nomes e sim nos x. Solte os 2 botões assinalado com o x e coloque o rádio em AM. Conecte a antena, Agora pressiona o PTT e vamos para próxima figura.

 

Pressionando o ptt você vai verificar que o ponteiro irá subir, se ficar fora da setinha que esta indicada com a seta vermelha, você segura a portadora no ar e gira o botão indicado com x, esse botão esta é o cal (Calibração) até chegar o ponteiro chegar na seta.

 

solte o ptt e pressiona a chave SWR
indicada com um x na figura acima e novamente parte o ptt e leia a estacionária nos números de cima onde tem 1,2,3 até no 1 ótimo 2 mais ou menos, tendo que melhorar, no 3 não se pode falar no rádio com risco de queimar o mesmo. Verifique cabo, antena, posição da antena etc.

  Agora que terminou aperte a chave s/rf que esta marcada com um x para poder usar o rádio normalmente, se não, não poderá ler o sinal de que quem você esta ouvindo e nem da portador ou potencia do seu rádio. Em suma, o ponteiro não sobe quando voce apertar o ptt. Obs. esses procedimentos servem também para o mega star mg 990  
Voyager VR 95 e 94            
       
               
Aqui o processo é o mesmo. baixe a chave para CAL como na figura e apertando o ptt, em am com a antena devidamente conectada, ajuste o botão Cal assinalado com um x, até o ponteiro chegar na setinha.   Mova a chavinha para SWR e aperte o ptt e veja onde vai o ponteiro, nos números de cima do vu. 1 esta ótimo, 2 é atenção. É hora de verificar tudo, antena cabo e local onde foi instalada a antena, 3 não fale no rádio com risco de queimar o tx.   Feito todos esses procedimentos volte a chavinha para S/RF e pronto. Isso serve também para os rádios Mega star 98 e outros com a mesma frente.      
Cobra 148GTL            
         
               
  No cobra 148gtl também é bem fácil verificar a estacinária, como você pode ver o quarto botão da esquerda para direita que esta assinalado com um X coloque esse botão no meio em CAL, agora deixe o rádio em AM e conecte a antena, aperte o ptt e ajuste o botão assinalado com a seta vermelha até que o ponteiro cheque encima da setinha no canto superior direito, solte o ptt e para o próximo.  

Agora coloque a chave em SWR como na figura acima onde tem uma marquinha vermelha para facilitar a visualização, aperte o ptt e veja onde vai nos números superiores. até 1 excelente, 2 atenção é tempo de ver cabo antena posição de antena. 3 desligue o rádio e reveja tudo.

  depois de conferido tudo, volte a chave para a posição S/RF, para poder usar o rádio. Kiko. PY2 LF